quarta-feira, 9 de julho de 2014

O ENSINO MÉDIO E A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

I.T.F.  

Mundo do Trabalho x Ensino Médio

(Grupo de AC) 
A expansão do ensino e da necessidade de competir no exíguo mercado laboral, incluindo ainda a socialização de uma nova lógica de encarar o mundo do trabalho com o advento das novas tecnologias que o ensino médio passa por uma demanda crescente de escolarização diante da desvalorização dos diplomas em contraste com a valorização dos novos conhecimentos de mundo. 

O ensino médio representa com pouco mais de 27% da Educação Básica é  onde concentra  os controvertidos visão de currículo, dificuldades de conciliação uma vez que é um campo de disputa entre os diferentes propósitos sociais,  onde cada uma parte concorrem pela divulgação de suas parcelas de conhecimento produzido historicamente, assim quando debatemos sobre o currículo temos sempre uma boa divisão de ideias convergindo que o Ensino Médio deverá satisfazer as necessidades do alunos de maneira imediata quanto perene em sua vida.

Esta pressão em que o Ensino Médio sofre para atender tanto o lado social quanto a crescente quantidade de informação que  a escola deva ofertar para agregar ao aluno que o currículo vai se construindo. Com o advento da inovações tecnológicas transformando as organizações de produção que o precisa-se cada vez mais trazer estas mudanças na forma de aborta o caminho para a consolidação do papel da escola que oferta esta modalidade de ensino.

As reformas da educação brasileira precisa passar pela analise paralela entre o debate educacional que se trava entre o papel de formação geral ou de formação profissional, com isto o ensino médio recebe um destaque para enfrentar tais desafios.

Entre estes desafios estar no fato da geração que esta inserida na educação básica priorizar  a experiência midiática, forçando a escola a ensinar e abordá-la criticamente, sendo assim todos os educadores envolvidos precisam unir-se para adequar suas ações a esta necessidade.

Partindo deste pressuposto vamos   começar as atividades dos novos desafios do Ensino Médio e quais sua soluções.






Nenhum comentário:

Postar um comentário